Tuesday 17 April 2018

Sistema preferencial de comércio oic


Sistema Preferencial de Comércio da OIC (TPS-OIC)
Programa da Subunidade: Sistema de Preferências Comerciais entre os Estados Membros da Organização da Cooperação Islâmica (OCI).
Introdução ao Sistema Preferencial de Comércio da Organização do Acordo-Quadro de Cooperação Islâmica do Protocolo do Sistema Preferencial de Comércio (TPS-OIC) sobre as Regras de Origem do Sistema Tarifário Preferencial (PRETAS) no âmbito do Sistema Preferencial de Comércio.
Amostra da sub-matéria: Trade Preferential System (TPS-OIC)
Descrição do Sujeito: Sistema Preferencial de Comércio da OIC.
O Sistema Preferencial de Comércio (TPS-OIC) entre os Estados Membros da Organização da Cooperação Islâmica (OIC) inclui Assuntos Relacionados ao comércio internacional como:
A aplicação do princípio da igualdade de tratamento da nação mais favorecida dos países membros da Organização da Cooperação Islâmica Tratamento especial para os países menos desenvolvidos Todos os grupos de produtos (incluindo produtos agrícolas) Barreiras tarifárias e não-tarifárias Regras de origem por trinta e dois países, em vigor: 2011)
O Sistema de Preferências Comerciais da Organização da Cooperação Islâmica (OIC) baseia-se em três acordos:
Protocolo de Acordo-Quadro sobre as Regras de Origem do Esquema de Preferencial Tarifário (PRETAS).
Os Países Membros que assinaram o Sistema Preferencial de Comércio (Acordo-Quadro + PRETAS + Regras de origem) entre os Estados membros da OIC (2013) são Bahrain, Bangladesh, Jordânia, Kuwait, Malásia, Marrocos, Omã, Paquistão, Qatar, Arábia Saudita, Síria, Turquia, Emirados Árabes Unidos.
Os Países Membros que assinaram apenas o Acordo Marco do Sistema de Preferências Comerciais são Brunei Darussalam, Chade, Gabão, Iraque, Líbano, Líbia, Maldivas, Senegal e Uganda.
Os Países Membros que não ratificaram / assinaram o Acordo Marco (não membros do OIC) são Afeganistão, Argélia, Albânia, Azerbaijão, Guiana, Cazaquistão, República do Quirguistão, Mali, Moçambique, Suriname, Tadjiquistão, Togo, Turquemenistão. , Uzbequistão e Iêmen.
Sistema Preferencial de Comércio OIC:
O Sistema de Preferências Comerciais entre os Estados membros da OIC entrou em vigor em outubro de 2003.
O Sistema Tarifário Preferencial para TPS-OIC (PRETAS) definiu: A taxa de redução de tarifas e para-tarifária e não tarifária (vigente em 2010).
Sistema Preferencial de Comércio OIC:
A religião principal do Sistema de Preferências Comerciais entre os Estados membros dos Estados membros da OIC (TPS-OIC) é o islamismo O TPS-OIC é um Acordo Islâmico da Civilização Islâmica e da Civilização Africana ї ї.

Intra-OIC Trade - As décadas perdidas.
Não é fácil encontrar economistas que concordem em alguma coisa. Mas o comércio internacional parece ser a exceção: o livre comércio é melhor que a proteção. Ou, nas palavras de Adam Smith: "Se a proteção for cobrada, ela desviará as indústrias de um comércio mais vantajoso para um comércio menos vantajoso".
Cria a tua conta gratuita…
O IslamicBanker ajuda os profissionais a navegarem pelos mercados islâmicos fornecendo ferramentas de análise, ideias e colaboração poderosas.
Falando na 30ª reunião da Organização para a Cooperação Islâmica (OIC), o presidente da Turquia, Abdullah Gul, pediu aos países muçulmanos que reconheçam o potencial do comércio aberto: "Precisamos liberalizar o comércio entre os países membros e reduzir as barreiras alfandegárias como logo que possível & rdquo ;.
Intra-OIC Trade: Mais de 30 anos de negociações.
A seu crédito, o Comitê de Cooperação Econômica e Comercial da Organização da Conferência Islâmica (COMCEC), órgão responsável pela promoção do comércio intra-OIC (ou seja, o comércio entre os Estados membros da OIC), começou a trabalhar em um Comércio Preferencial. Sistema desde 1981. A idéia por trás deste sistema é encorajar o comércio e o comércio, proporcionando tratamento igual aos Estados membros da OIC e tratamento preferencial para os Estados-Membros de Menor Desenvolvimento.
O Sistema Preferencial de Comércio baseia-se em três acordos relacionados: i) o Acordo-Quadro, delineando as regras e princípios gerais para a realização de negociações, foi adotado pela COMCEC em 1990 e entrou em vigor em 2002 após ser ratificado por 10 Estados membros; ii) o Protocolo sobre Regime Tarifário Preferencial (PRETAS), que estabelece a estrutura para o calendário de remoção ou redução tarifária e implementação. Este acordo entrou em vigor em fevereiro de 2010; iii) e as Regras de Origem, que determinam a origem dos produtos, entraram em vigor em agosto de 2011.
Após as ratificações dos três acordos acima, a base legal para um sistema de comércio preferencial para os países da OIC foi implementada. No entanto, como observado pela COMCEC, o Sistema de Preferências Comerciais somente estará operacional quando os Estados Membros que ratificaram o sistema atenderem às condições estabelecidas nos acordos, incluindo: • apresentar uma lista de concessões; & ldquo; impressão do Certificado de Origem TPS-OIC; e fornecer espécimes de impressões de selos para o Secretariado da CTN. & rdquo;
Os atrasos na operacionalização desses acordos estão causando tensão na OIC. "Embora os preparativos para a implementação tenham sido finalizados de forma considerável, lamento dizer que este importante acordo não foi operacionalizado", acrescentou o presidente Gul.
O comércio intra-OIC continua teimosamente abaixo de 20%, como mostra a Figura 1, em comparação com o comércio intra-europeu que atingiu quase 60%.
Figura 1: Comércio intra-OIC.
Além disso, existe uma profunda concentração de comércio por país e produto. Os dez principais países respondem por mais de 70% do comércio intra-OIC, com os Emirados Árabes, a Turquia e a Arábia Saudita liderando o caminho. Mais significativamente, as exportações estão fortemente concentradas em produtos primários, como petróleo, gás natural e metais, com a manufatura intensiva em tecnologia permanecendo estável.
Figura 2: Comércio da OIC: Principais países em 2012 (bilhões de US $)
Figura 3: Estrutura do OIC Trade.
Fonte: Banco de dados da ONU COMTRADE.
De acordo com a COMCEC, a liberalização do comércio continua a ser um dos principais desafios enfrentados pelos países da OIC, com 8 países membros da OIC ocupando a posição de ranking nos 20 países mais pobres que aplicam as tarifas médias mais altas. A boa notícia é que existem alguns líderes na liberalização do comércio dentro da OIC. Países como Emirados Árabes Unidos, Catar, Omã, Malásia e Indonésia têm tarifas mais baixas que a média da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Figura 4: Tarifas Médias Mais Altas.
Fonte: Estatísticas da OMC.
Além disso, existe uma grande disparidade nos custos de comércio, conforme observado pela COMCEC, com os custos de transporte para os países do Oriente Médio acima da média global.
Estados membros da OIC que assinaram / ratificaram os acordos TPS-OIC.

Comércio Preferencial entre os Estados membros da OIC.
O Sistema de Preferências Comerciais entre os Estados Membros da OIC (TPS-OIC) é um dos projetos mais importantes da COMCEC para promover o comércio intra-OIC. Este sistema baseia-se em três acordos, nomeadamente o Acordo-Quadro, o Protocolo sobre Regime de Tarifas Preferenciais (PRETAS) e as Regras de Origem.
O Acordo-Quadro, que estabelece as regras e princípios gerais para as negociações para o estabelecimento do TPS-OIC, entrou em vigor em 2002. O PRETAS, que complementa o Acordo-Quadro, estabelecendo as tarifas concretas de redução tarifária de acordo com um cronograma de implementação, entrou em vigor em fevereiro de 2010. As Regras de Origem, que serão aplicadas para a identificação da origem dos produtos elegíveis para concessões preferenciais sob o TPS-OIC, entraram em vigor em agosto de 2011. Portanto, a base jurídica do sistema foi concluída.
Para tornar operacional o sistema TPS-OIC, dez Estados Membros devem cumprir duas condições ao mesmo tempo, a saber, a ratificação dos três acordos TPS-OIC e a apresentação da lista de concessões à Secretaria da CTN. Em dezembro de 2014, o número necessário de países que atendiam aos requisitos necessários do Sistema foi atingido.
No entanto, para a entrada em vigor do Sistema, há algumas medidas práticas que devem ser tomadas pelos Estados membros participantes. O passo mais importante neste contexto é atualizar as listas de concessão. Até dezembro de 2017, Turquia, Malásia, Paquistão, Jordânia, Bangladesh, Irã e Marrocos transmitiram suas listas atualizadas de concessões.
A este respeito, a 33ª Sessão Ministerial da COMCEC convocou os Estados Membros que ainda não assinaram ou ratificaram os Acordos TPS-OIC, nomeadamente o Acordo Quadro, PRETAS e Regras de Origem, a fazê-lo com a maior brevidade possível e convidou o respectivo participante. Os países membros devem transmitir suas listas atualizadas de concessões o mais cedo possível à Secretaria da CTN, com vistas a operacionalizar o TPS-OIC.
Clique para mais informações sobre o TPS-OIC.
Áreas de Cooperação.
Programas e Projetos.
Grupos de trabalho.
Telefone: (90) (312) 294 57 10 - 294 57 30.
Fac-símile: (90) (312) 294 57 77 - (90) (312) 294 57 79.

Sistema preferencial de comércio Oic
A Primeira Sessão do COMCEC em 1984 decidiu estabelecer um grupo para elaborar os detalhes do sistema preferencial comercial previsto para melhorar a cooperação econômica e comercial entre os países membros da OIC. Posteriormente, os princípios e diretrizes básicos a serem seguidos no decorrer do estabelecimento e operação de tal sistema foram estabelecidos na Declaração de Intenções sobre o Estabelecimento de um Sistema de Preferências Comerciais entre os Estados Membros da OCI, que foi adotada na Quarta. Sessão da COMCEC em 1988. Assim, o Acordo-Quadro sobre o Sistema de Preferências Comerciais entre os Estados membros da OCI (TPS-OIC) foi elaborado e submetido à COMCEC para adoção. Após sua adoção pelo COMCEC em sua Sexta Sessão em 1990, o Acordo-Quadro foi apresentado para a assinatura e ratificação pelos Estados Membros. O número requerido de 10 Estados ratificantes para a entrada em vigor do Acordo-Quadro foi alcançado em 2002.
Após a entrada em vigor do Acordo-Quadro, o COMCEC estabeleceu o Comitê de Negociação Comercial (TNC) em 2003. Assim, a primeira rodada de negociações comerciais para o estabelecimento do TPS-OIC foi lançada em abril de 2004. A TNC conduziu e completou primeira rodada em abril de 2005 em Antalya e apresentou o Protocolo sobre Regime Tarifário Preferencial para TPS-OIC (PRETAS) à Vigésima Primeira Sessão da COMCEC realizada em novembro de 2005. A COMCEC adotou o PRETAS e o apresentou para a assinatura e ratificação por os membros do TNC. A segunda rodada de negociações comerciais para a criação do TPS-OIC, organizado pelo CNC, foi realizada em Ancara entre novembro de 2006 e setembro de 2007. As Regras de Origem, resultado do segundo turno, foram adotadas na Vigésima Terceira Sessão de Ancara. COMCEC em novembro de 2007 e apresentada para a assinatura e ratificação pelos membros do CNC.
O PRETAS complementa o Acordo-Quadro estabelecendo as taxas concretas de redução nas tarifas de acordo com um cronograma de implementação. Abrange também a remoção de barreiras para-tarifárias e não-tarifárias e a aplicação de medidas de salvaguarda. O PRETAS foi ratificado por 11 Estados-Membros, nomeadamente, Barém, Bangladesh, Jordânia, Malásia, Omã, Paquistão, Qatar, Arábia Saudita, Síria, Turquia e Emirados Árabes Unidos. Após a décima ratificação, o PRETAS entrou em vigor em fevereiro de 2010.
Às vésperas da 35ª Reunião Anual do Grupo do Banco Islâmico de Desenvolvimento (Grupo do BID), a Corporação Internacional de Finanças do Comércio Islâmico (ITFC), membro do Grupo do BID, organizou uma reunião de dois dias para desenvolver e enriquecer o Roteiro para Melhorar a Intra - OIC Trade. A reunião realizada em Baku, República do Azerbaijão, de 21 a 22 de junho de 2010.

Intra-OIC Trade - As décadas perdidas.
Não é fácil encontrar economistas que concordem em alguma coisa. Mas o comércio internacional parece ser a exceção: o livre comércio é melhor que a proteção. Ou, nas palavras de Adam Smith: "Se a proteção for cobrada, ela desviará as indústrias de um comércio mais vantajoso para um comércio menos vantajoso".
Cria a tua conta gratuita…
O IslamicBanker ajuda os profissionais a navegarem pelos mercados islâmicos fornecendo ferramentas de análise, ideias e colaboração poderosas.
Falando na 30ª reunião da Organização para a Cooperação Islâmica (OIC), o presidente da Turquia, Abdullah Gul, pediu aos países muçulmanos que reconheçam o potencial do comércio aberto: "Precisamos liberalizar o comércio entre os países membros e reduzir as barreiras alfandegárias como logo que possível & rdquo ;.
Intra-OIC Trade: Mais de 30 anos de negociações.
A seu crédito, o Comitê de Cooperação Econômica e Comercial da Organização da Conferência Islâmica (COMCEC), órgão responsável pela promoção do comércio intra-OIC (ou seja, o comércio entre os Estados membros da OIC), começou a trabalhar em um Comércio Preferencial. Sistema desde 1981. A idéia por trás deste sistema é encorajar o comércio e o comércio, proporcionando tratamento igual aos Estados membros da OIC e tratamento preferencial para os Estados-Membros de Menor Desenvolvimento.
O Sistema Preferencial de Comércio baseia-se em três acordos relacionados: i) o Acordo-Quadro, delineando as regras e princípios gerais para a realização de negociações, foi adotado pela COMCEC em 1990 e entrou em vigor em 2002 após ser ratificado por 10 Estados membros; ii) o Protocolo sobre Regime Tarifário Preferencial (PRETAS), que estabelece a estrutura para o calendário de remoção ou redução tarifária e implementação. Este acordo entrou em vigor em fevereiro de 2010; iii) e as Regras de Origem, que determinam a origem dos produtos, entraram em vigor em agosto de 2011.
Após as ratificações dos três acordos acima, a base legal para um sistema de comércio preferencial para os países da OIC foi implementada. No entanto, como observado pela COMCEC, o Sistema de Preferências Comerciais somente estará operacional quando os Estados Membros que ratificaram o sistema atenderem às condições estabelecidas nos acordos, incluindo: a apresentação de uma lista de concessões; & ldquo; impressão do Certificado de Origem TPS-OIC; e fornecer espécimes de impressões de selos para o Secretariado da CTN. & rdquo;
Os atrasos na operacionalização desses acordos estão causando tensão na OIC. "Embora os preparativos para a implementação tenham sido finalizados de forma considerável, lamento dizer que este importante acordo não foi operacionalizado", acrescentou o presidente Gul.
O comércio intra-OIC continua teimosamente abaixo de 20%, como mostra a Figura 1, em comparação com o comércio intra-europeu que atingiu quase 60%.
Figura 1: Comércio intra-OIC.
Além disso, existe uma profunda concentração de comércio por país e produto. Os dez principais países respondem por mais de 70% do comércio intra-OIC, com os Emirados Árabes, a Turquia e a Arábia Saudita liderando o caminho. Mais significativamente, as exportações estão fortemente concentradas em produtos primários, como petróleo, gás natural e metais, com a manufatura intensiva em tecnologia permanecendo estável.
Figura 2: Comércio da OIC: Principais países em 2012 (bilhões de US $)
Figura 3: Estrutura do OIC Trade.
Fonte: Banco de dados da ONU COMTRADE.
De acordo com a COMCEC, a liberalização do comércio continua a ser um dos principais desafios enfrentados pelos países da OIC, com 8 países membros da OIC ocupando a posição de ranking nos 20 países mais pobres que aplicam as tarifas médias mais altas. A boa notícia é que existem alguns líderes na liberalização do comércio dentro da OIC. Países como Emirados Árabes Unidos, Catar, Omã, Malásia e Indonésia têm tarifas mais baixas que a média da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Figura 4: Tarifas Médias Mais Altas.
Fonte: Estatísticas da OMC.
Além disso, há uma grande disparidade nos custos de comércio, conforme observado pela COMCEC, com os custos de transporte para os países do Oriente Médio acima da média global.
Estados membros da OIC que assinaram / ratificaram os acordos TPS-OIC.

TPS - OIC.
SISTEMA PREFERENCIAL COMERCIAL - ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ISLÂMICA (TPS-OIC)
O Acordo-Quadro sobre o Sistema de Preferências Comerciais entre os Estados Membros da Organização da Conferência Islâmica (TPS-OIC) estabelece os princípios gerais para o estabelecimento de um sistema comercial preferencial entre os países da OIC. Entre as principais características do Acordo estão o princípio da Nação Mais Favorecida, o tratamento igualitário dos Estados membros e o tratamento especial para os Estados membros menos desenvolvidos. As preferências incluem tarifas, para-tarifas e concessões não-tarifárias.
Promover o comércio intra-OIC através da troca de preferências comerciais entre os Estados membros da OIC.
Escopo O TPS-OIC visa conceder uma concessão tarifária preferencial a bens selecionados entre os países participantes da OIC.
A PRETAS lida com a redução de tarifas no âmbito do Esquema, bem como com barreiras para-tarifárias e não-tarifárias. O PRETAS cobre 7 por cento do total das linhas tarifárias com tarifas acima de 10 por cento, e: sob a modalidade de redução tarifária (NT - normal), produtos com tarifas: acima de 25 por cento devem ser reduzidos para 25 por cento; entre 15% e 25%, para 15%; e entre 10-15 por cento para ser reduzido a 10 por cento.
abrange todos os produtos, exceto: produtos na lista negativa; e produtos com tarifas de até 10% para países com tarifas médias acima de 15%. oferece Margem de Preferência (MoP) de 50% em 5 parcelas para países em desenvolvimento e 7 parcelas para países menos desenvolvidos;
Status O TPS-OIC será operacionalizado depois que o Protocolo sobre o Esquema Tarifário Preferencial (PRETAS) e as Regras de Origem TPS-OIC (TPS-OIC RoO) forem ratificados por pelo menos 10 Estados Membros da OIC.
A implementação do TPS-OIC permitiria aos exportadores malaios obter tratamento tarifário preferencial para produtos selecionados nos mercados dos países participantes e permitir aos exportadores ganhar vantagem competitiva sobre produtos similares originários de países não participantes.
Actualizado há 2015-05-14 12:01:18 por admin2.
Ministério do Comércio Internacional e Indústria.
Menara MITI, nº 7,
Jalan Sultan Haji Ahmad Shah,
50480 Kuala Lumpur, Malásia. | Localização.
Tel: 603-8000 8000 | Fax: 03-6206 4693 |
Melhor visualizado usando o Internet Explorer 10 e superior com resolução 1280 x 800.

No comments:

Post a Comment